Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR

VAMOS REFLETIR: A fonte de toda conquista é o Professor./ Na planta de arquitetura... tem um professor.... etc. E na sua vida, tem um Professor?

O professor, desde a educação infantil até a universitária, representa um dos elementos-chave na formação e no desenvolvimento de gerações mais abertas, livres, seguras, competentes e, sobretudo, mais felizes e eficientes em suas vivências e resultados.
Sua influência não se limita à formação acadêmica, pois intervém de forma direta e determinante na formação do caráter e da personalidade da criança e, consequentemente , do futuro adulto.
( Franco Voli )

SABER - IGNORÂNCIA
A EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. NÃO HÁ SERES EDUCADOS E NÃO EDUCADOS. ESTAMOS TODOS NOS EDUCANDO. EXISTEM GRAUS DE EDUCAÇÃO,
MAS NÃO SÃO ABSOLUTOS. O HOMEM, POR SER
INACABADO, INCOMPLETO, NÃO SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. SOMENTE DEUS SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. A SABEDORIA PARTE DA IGNORÂNCIA. ( PAULO FREIRE )

Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

Casa de Vô

           Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não.
           Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura?  Isse ele usa. Mas, de resto , é diferente.
           Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida ( enquanto todas as avós do mundo usam saia ), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos.
           Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar:
           - Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas...
           A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita crepe e, o tapete, em tablado de exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal.
           Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele  espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei.
           - Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova.
            Vovô explica sua invenção:
            - Memorize onde estão os papéis. feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando "Pisei?" para facilitar. Ganha o jogo quem pisar mais pedaços.
            Eu começo.
           -Pisei?,perguntou, dando o primeiro passo, apertando os olhos.
           - Não!
           -Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho.
           - Não!
           Ouço um barulho de chaves. Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz "Oi".Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra.
            - Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei?, convido.
            - Agora, não, minha riqueza. Vovó vai descansar.
             Vovô continua a me guiar , já sentando no cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele.
              Sigo.
              -Pisei?
              - Pisei?
              - Pisei?
              E nada.
              Sinto meus pés tropeçarem em algo.Abro os olhos. Vovô, à minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço de vitória.
              -Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas , já engalfinhada e feliz, nos braços dele.
              - O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo.
              - E por que o senhor não me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado...
              - Porque eu não queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim.

Autora: Beatriz Vichessi.
Este e outros contos você encontra nas Biblioteca Monteira Lobato.
Sugestão da  Profª Nísia Alves 
Esc. Municipal Profº Ascendino de Almeida - Natal - RN.

Um comentário:

  1. oi sou Anderson Augusto Varela sou aluno do Ascendino de Almeida,eu acho o Ascendino muito legal principalmente a sala da informática eu acho o Ascendino muito legal mesmo,beijos para totas as professores.
    04/08/2011

    ResponderExcluir