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IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR

VAMOS REFLETIR: A fonte de toda conquista é o Professor./ Na planta de arquitetura... tem um professor.... etc. E na sua vida, tem um Professor?

O professor, desde a educação infantil até a universitária, representa um dos elementos-chave na formação e no desenvolvimento de gerações mais abertas, livres, seguras, competentes e, sobretudo, mais felizes e eficientes em suas vivências e resultados.
Sua influência não se limita à formação acadêmica, pois intervém de forma direta e determinante na formação do caráter e da personalidade da criança e, consequentemente , do futuro adulto.
( Franco Voli )

SABER - IGNORÂNCIA
A EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. NÃO HÁ SERES EDUCADOS E NÃO EDUCADOS. ESTAMOS TODOS NOS EDUCANDO. EXISTEM GRAUS DE EDUCAÇÃO,
MAS NÃO SÃO ABSOLUTOS. O HOMEM, POR SER
INACABADO, INCOMPLETO, NÃO SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. SOMENTE DEUS SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. A SABEDORIA PARTE DA IGNORÂNCIA. ( PAULO FREIRE )

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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Questões para Debate: 1- Do ponto de vista do jovem estudante, o que se espera da educação? 2- Por que a educação é o alicerce para uma nova sociedade? 3- Qual é a contribuição concreta que podemos oferecer para melhorar a educação em nossa sociedade?

A luta pela educação que queremos
A cada ano , a semana do Estudante põe em evidência uma realidade e discute seus diversos aspectos, focando um tema e um lema baseados na problemática da juventude e da educação brasileira. por meio  desses temas específicos, procuramos abordar aqueles que estão relacionados com os direitos da juventude estudantil e com a grande realidade marginal em que esta vive.
Juventude e educação
No ano de 2013, a semana do Estudante tem como tema: Juventude e Educação e lema: Juventude do campo e da cidade, na luta pela educação que queremos. Com o tema e o lema, buscamos tomar partido em relação aos modelos educacionais propostos para a juventude e a realidade educacional que este vive - que é cercada de violência, descaso, falta de infraestrutura, desvalorização dos professores, entre diversos outros problemas que impedem o avanço da juventude em educação de qualidade, pública e gratuita.
Inicialmente, partimos da compreensão de que educação não se restringe à escola. A educação em seu sentido amplo abrange todo o processo de formação integral dos seres humanos. Uma segunda compreensão é perceber que a educação, e por conseguinte a escola refletem a sociedade que a gerou. por isso não é possível compreender a educação sem levar em consideração a história.
A educação se submete às determinações da sociedade de tal modo que somente é valorizado aquilo que irá reproduzir os modelos  políticos, econômicos e sociais idealizados  por esta sociedade. A forma como se organiza o processo educacional em cada período histórico e nos variados lugares visa a atender aos interesses impostos pela classe dominante. Nesse entendimento, a educação e a escola não estão alheias a um projeto de sociedade; pelo contrário, fazem parte dele. E a educação formal nesse projeto dominante atual é caracterizada pelo adestramento, pela alienação da consciência e pela castração das potencialidades humanas. Tudo isso para que se mantenha a ordem vigente e o status quo.
( Fonte: Revista mundo Jovem pág. 06,/agosto,2013 - www.mundojovem.com.br )

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