Contudo se vê que o princípio da igualdade de todos perante a lei continua abalado. Em geral, os mais abastados financeiramente passam a ser legalmente e socialmente os maiores privilegiados. Questão de poder!
Assim, pensa-se que a escola pode contribuir bastante para que o processo de cidadania, em constante evolução, possa fazer parte, num melhor nível, da vida de todas as pessoas. Pois a escola é a casa
da educação. Um local aberto à comunicação para o cultivo dos espíritos ( dos ânimos, dos estímulos...), onde ocorrem discussões, investigações, contestações e trocas de conhecimentos.
À vista, abrem-se os portões da escola cidadã. Um local de solicitudes e aberto aos conhecimentos, os mais diversos. Porém um lugar onde se fazem presentes educadores dispostos a aceitar críticas ( não só construtivas ); a receber sugestões; a estar preparados para as trocas de ideias; a respeitar quem quer que seja em sua individualidade... Onde se deve saber , pelo menos um pouco, como é a vida dos alunos fora dos muros da escola. Com isso, os exemplos de cidadania se tornam diários. Vão aos poucos se instaurando na vida de todos...
Há uma tendência de essas crianças e esses jovens se tornarem preparados para o real exercício da cidadania, a fazer diferença no meio circundante, já que ser cidadão é ter que participar.Caso contrário, corre-se o risco de continuar à mercê do burgo, da residência fortificada, onde residiam os burgueses de ooutrora.
A manutenção de situações como essas tende a contribuir para que a exclusão continue a se fazer presente no meio que é social. A exclusão não combina com o conceito de cidadão, pois todo cidadão - de fato, de direito e de dever - deve, de alguma forma, participar e, assim, influenciar sobre o lugar a que pertence. Dessa maneira, certamente, começará a crescer o número dos reais cidadãos.
Joceny Passos Cascaes, professor, mestre em Educação, Ibirama, SC.
Endereço eletrônico: joceny@terra.com.br
"Hoje há muitas possibilidades de participação, todavia a imensa oferta superficiais deixa alguns debates sem profundidade."
Acho importânte este tema de Cidadânia, por que é uma forma de respeitar e fazer os direitos e diveres sejam cobrados para uma vida mais digna. Ex: Educação de qualidade, saúde, moradia, etc.
ResponderExcluirMikarla de Araújo Freire. 4º ano - Profª Néa. Turno Matutino