15-07-14 - DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA
"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI"
"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI"
Questões para Debate:
1- O que mudou nas famílias atuais em relação às famílias tradicionais?
2- O que è essencial que se mantenha nas relações familiares, independentemente da sua configuração?
3- A família mudou! Como vamos lidar com essa nova realidade?
O AMOR EM PRIMEIRO LUGAR
Esta reflexão quer destacar o que julgamos essencial ao questionar a família hoje: primeiro a vivência do amor com todas as suas exigências e, concomitantemente, tudo o que for necessário para que este amor aconteça da melhor forma possível, uns com uma organização familiar e outros com outra, às vezes bem diferente do que imaginamos que devesse ser.
Para que tudo isso vá lentamente acontecendo, no dia a dia, há pré-requisitos indispensáveis: maturidade emocional suficiente para a boa convivência entre marido-mulher-filhos ou outros: retidão de consciência: intenção de permanência e durabilidade da relação: autoridade democraticamente exercida: combinação de regras mínimas de funcionamento familiar: capacidade de lidar com conflitos: e outras, conforme particularidades. Sobretudo, buscar a empatia, que é base de toda ética: "Não faça aos outros o que não queres que façam a ti".
E não podemos fechar os olhos diante da pobreza, da miséria, da ignorância. e lembrar o quanto tudo isso dificulta e quase impossibilita os relacionamentos familiares saudáveis e funcionais.
Deonira L. Viganó La Rosa - Terapeuta de casais e de Família mestre em Psicologia - Porto Alegre, RS ( E-mail:deoniralucia@gmail.com )
Fonte; mundo jovem - jun/ 2014 - pag 22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário