Texto de acolhida: Bem-vindo à Holanda ( 1987 por Emily Perl Knisley )
Frequentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar a luz uma criança com deficiência - uma tentativa de ajudar pessoas que não têm com quem compartilhar essa experência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la.
Seria como...
Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases simples em Italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrisa. O comissário de bordo chega e diz: "BEM-VINDO Á HOLANDA!"
"Holanda!/!" "diz você" o que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália."
Mas houve uma mudança de plano de vôo. Elesaterresaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
Acoisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.
Logo, você deve sair e comprar novos guias.Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... e começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Von Goghs.
Mas , todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália... e estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lã, E por toda a sua vida, você dirá: " Sim, Lá era onde eu deveria estar. Era tuo o que eu havia planejado."
E a dor que isso causa nunca, nunca, nunca irá embora... porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porem... se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não haver chagado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais... sobre a Holanda.
(Fonte: http://www.defenet.org.br/ - 30.12.95 )
Estudo da Apostila ( Por uma escola para Todos - Capitulo 1 - Maria Tereza Egler Mantoan)
Valores , Principios e atitudes
A identificação de escolas que caminham no sentido de eliminar os obstáculos ao aceso de todos à educação é possivel e observável, desde que não se busque em suas características um modelo pré-definido e fechado que possa ser adotado universalmente.
Existem, contudo, tendências e principios fundamentais dessas escolas que estão na base de todos os processos pelos quais elas caminham para alcançar seus objetivos.
Podemos identificar entre esses principios e tendências aspectos que dizem respeito a organização escolar, aos programas de ensino, aos precessos de ensino e aprendizagem, aos serviços de suporte, e à formação inicial e continuada de professores, à mudança de atitudes., valores. ao desenvolvimento da comunidade.
Uma caracteristica marcante dessas escolas é o esforço que despendem no sentido de mudar atitudes com relação as diferenças entre os alunos. Essas atitudes se circunscrevem ao âmbito escolar e fora dele, estendendo-se as famílias e a comunidade.
Os obstáculos a serem vencidos nesse sentido são de natureza subjetiva e, ao nosso ver, são os mais fortes, pois dizem respeito a questões que estão arraigadas à nossa formação e a experiências pessoais em uma sociedade que não está habituada a reconhecer e a valorizar as diferenças.
A igualdade entre as pessoas é o valor fundamental quando tratamos de escolas para todos. Podemos encará-lo de vários ângulos, mas em todos eles o sentido da igualdade não se esgota no individuo, expandindo as considerações para aspectos de natureza política, social, econômica.
( Aos profissionais envolvidos com a Educação, favor retornar comentários sobre o trecho do texto em estudo, de uma vez que, deficiências não são só fisicas. Como devemos aliviar o fardo de profissionais que lutam para alfabetizar em uma sociedade que esta na contra mão? .)
Nenhum comentário:
Postar um comentário