Vocês já perceberam, é claro, que se trata do Visconde de Sabugosa, o poço de profunda sapiência sabugal do Sítio do Picapau Amarelo - e haja profundeza nisso! É o que vocês vão descobrir com a conversa "geológica" desse sabugo científico, sobre o cada vez mais importante e disputado "ouro negro": sua Excelência o Petróleo!
Tão estimulante e reveladora conversa chegou a causar um megarrebuliço na turma do Sítio da Dona Benta. Tanto assim que o Pedrinho, para espanto geral, decidiu entrar em ação imediata, ali mesmo, no próprio sítio! Era ali que seria feita a primeiríssima perfuração do primeiro poço de petróleo do Brasil.
Dito e feito! E essa notícia sensacional produziu um efeito tsunami em toda a imprensa do país. Os repórteres acorreram em massa, incrédulos, achando que tão formidável e caríssimo projeto era impossível! Mas o que é impossível no Sítio do Picapau Amarelo? Perguntem à Amélia, que tem todas as respostas tão.. tão lobatianas!
Esta obra foi publicada em 1938. O próprio Monteiro Lobato chegou a ser preso por insistir com a campanha "O petróleo é nosso".
Nenhum comentário:
Postar um comentário