O evento da Copa pode favorecer uma maior compreensão a respeito das diferenças que aproximam e separam as pessoas e também os países. São muitas histórias que se contam, curiosidades que circulam, informações acerca de costumes e culturas diferentes.
Estudando interdisciplinarmente, podemos mostrar que, além da paixão pelo futebol, é possível perceber os jogos e o esporte como possibilidade de exercitar a cooperação e o respeito entre as pessoas, sejam os envolvidos diretamente, como jogadores, torcedores, técnicos, dirigentes e jornalistas, mas também os expectadores que terão a oportunidade de conhecer e talvez até de conviver com pessoas de outras nacionalidades.
O momento também ajuda a refletir que as conquistas e a vitória não são algo que se comemora sozinho, não é de um, mas da nação, do grupo que interage. Que no jogo, como na vida, há que se respeitar regras, aprender a ganhar e a perder, a trabalhar com as frustrações e as emoções.
E é a oportunidade de perceber que a promoção da paz e da solidariedade entre os povos precisa superar disputas e vencer desigualdades e preconceitos de toda ordem. Esse é o grande desafio e será o troféu maior da humanidade.
(Fonte: Mundo Jovem:Março-2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário