Na volta às aulas, quantas vezes já prometemos a nós mesmos que este ano vai ser diferente, que vamos nos dedicar aos estudos e passar sem sustos? Porém, na maioria dos casos, essa motivação acaba diminuindo ao longodos meses. Como é possível manter o desejo pelo estudo ao longo do ano escolar? E afinal, estudar para quê?
Conhecimentos hoje em dia é quase tudo! A sociedade procura pessoas que construam coisas, que sejam autônomas, capazes de conhecer, trabalhar, articular e contextualizar informações.Assim , cada vez mais se torna necessário estudar para se chegar a um conhecimento que contribua com os desafios da sociedade e do próprio projeto de vida.
Quem só repete informações está com a vida bastante comprometida na chamada sociedade do conhecimento, não conseguindo se diferenciar ou contribuir com as questões que a sociedade impõe. Mas estudar é completamente diferente de fazer tarefas escolares. Quando o estudante cai na rotina de apenas fazer tarefas, ele perde a oportunidade de estudar e aprender.
Autonomia e liberdade
Há algum tempo, a ação de estudar era muito restrita à escola, à sala de aula, e a informação era limitada. No entanto a sala de aula não é mais a mesma, ela é descentralizada. Hoje, com as tecnologias de informação e comunicação, o aluno pode acessar informações a qualquer momento. A internet é como uma biblioteca 24 horas, o que acaba ampliando as possibilidades de estudo.
essa nova postura tem muito a ver com autonomia do sujeito em relação ao conhecimento. As escolas precisam, cada vez mais, desde cedo, investir nessa formação do sujeito autônomo, que a sociedade está demandando. Isso requer que dentro da própria família do aluno haja a compreensão sobre a importância de estudar, que faça parte de um projeto de vida.
( Fonte : Revista Nova Escola- Fev-2012 Pag. 02 )
Retornar a família Ascendino de Almeida é um grande privilégio. Voltei com muita disposição para realizar o meu trabalho com dedicação Me orgulho de fazer parte desta família linda!!!
ResponderExcluir