Mediação de leitura
Um ambiente agradável e aconchegante, acessível às diferenças, composto com um acervo bem selecionado e com programas e ações de leitura que incentivem o gosto pelo ato de ler é imprescindível para a biblioteca escolar assumir seu lugar no espaço pedagógico como um centro dinamizador da leitura e difusor do conhecimento produzido pela humanidade. Assim viva, a biblioteca da escola constitui-se na primeira oportunidade concreta de acesso ao patrimônio científico e cultural para a maioria das crianças quando ingressam na escola pública.
A mediação da leitura desperta na criança e no adolescente o gosto pelos bons livros e pelo prazer de ler. Também contribui para despertar a criatividade, a valorização das coisas e desenvolver suas potencialidades, estimular sua curiosidade,desacomodar-se diante do novo, ampliar horizontes e progredir.
( Fonte: Mundo Jovem, pág, 18, agosto 2013)
Em uma escola de leitores, ler é um prazer.
Formar leitores é uma tarefa essencial dentro da escola pública. Sendo assim, a biblioteca escolar deve ser um espaço democrático e dinâmico, onde a ludicidade encontre o ambiente ideal para dar asas à imaginação e acordar o sujeito leitor, muitas vezes adormecido pela dura rotina vívida nas comunidades onde moram nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário