Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR

VAMOS REFLETIR: A fonte de toda conquista é o Professor./ Na planta de arquitetura... tem um professor.... etc. E na sua vida, tem um Professor?

O professor, desde a educação infantil até a universitária, representa um dos elementos-chave na formação e no desenvolvimento de gerações mais abertas, livres, seguras, competentes e, sobretudo, mais felizes e eficientes em suas vivências e resultados.
Sua influência não se limita à formação acadêmica, pois intervém de forma direta e determinante na formação do caráter e da personalidade da criança e, consequentemente , do futuro adulto.
( Franco Voli )

SABER - IGNORÂNCIA
A EDUCAÇÃO TEM CARÁTER PERMANENTE. NÃO HÁ SERES EDUCADOS E NÃO EDUCADOS. ESTAMOS TODOS NOS EDUCANDO. EXISTEM GRAUS DE EDUCAÇÃO,
MAS NÃO SÃO ABSOLUTOS. O HOMEM, POR SER
INACABADO, INCOMPLETO, NÃO SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. SOMENTE DEUS SABE DE MANEIRA ABSOLUTA. A SABEDORIA PARTE DA IGNORÂNCIA. ( PAULO FREIRE )

Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de abril de 2015

Provinha Brasil

Coordenadora Minervina aplicando a Provinha Brasil ( 27-04-15 )

domingo, 26 de abril de 2015

Monteiro Lobato - 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E COM LIVROS."

O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato.
"Um país se faz com homens e com livros". Esta frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da Literatura Infanto-Juvenil Brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. 
Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de Direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história "A Menina do Nariz Arrebitado", que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Anastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários "causos" às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro "Emília no País da Gramática", em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade.
No ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da Literatura Infanto-Juvenil.

DIA DO ÍNDIO ( 19-04-15 ) QUESTÕES PARA DEBATE: 1- QUEM SÃO E COMO VIVEM OS POVOS AMERÍNDIOS? 2- POR QUE TANTA DESINFORMAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA E A DIVERSIDADE DOS POVOS INDÍGENAS ? 3- O QUE SÃO LUZES E O QUE SÃO SOMBRAS NA HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS DO CONTINENTE?

 O Dia do Índio é celebrado dia 19 de abril, para ficar na história a primeira participação de líderes indígenas em um congresso. Nesse mesmo congresso, foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, para zelar pelos direitos dos índios nas Américas.

Origem do Dia do Índio
No dia 19 de abril de 1940, líderes das comunidades indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde, apesar de terem boicotado inicialmente, resolveram estar presentes para garantir que suas reivindicações fossem ouvidas.
Em 1943, o então Presidente do Brasil Getúlio Vargas instituiu o Dia do Índio no Brasil para relembrar essa importante data para a comunidade indígena.

Atividades do Dia do Índio

- Fazer um cocar de índio com penas;
- Fazer colares indígenas;
- Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas;
- Relembrar para as crianças as palavras de origem indígena;
- Contar a história dos índios no Brasil;
- Conscientizar as crianças para a importância da cultura indígena no Brasil;
- Pintar desenhos alusivos ao dia;
- Cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio.


VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA?




  • Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
  • O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
  • O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
  • No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta. tanto a nível global como regional e local.
  • "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril1 

sábado, 25 de abril de 2015

BOAS VINDAS

PROF CLOTILDE MACHADO 4° ANO F - VESPERTINO ( 25- 04 - 15 )

Planejamento Pedagógico ( 25- 04 - 15 )






Oficina da Radio Ascendino com a Presença da Guarda Municipal ( 24-04-15) Turno Vespertino

Comandante Douglas fala sobre a importância da Guarda Municipal. Entrevista com os alunos aprendizes da Rádio Ascendino - 3° Ano da Prof Lúcia Santos.

Diálogo com a Professora Mercêis 5° Ano Vespertino ( 24-04-15 )

 Prof Mercêis e Alunos da Rádio Ascendino  ( 3° Ano - Vespertino )
Tema : Dia  do Livro Infantil - Breve Histórico de Monteiro Lobato e suas Obras.
Equipe técnica do programa: Locutoras, Roteirista , controle Técnico, Monitoras do 4° e 5° Ano e Prof entrevistada - Mercêis.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Diálogos com a Prof de Ed. Física SUELI ( 23-04-15) - Rádio Ascendino


Prof. SUELI  e alunos da Rádio Ascendino 
Tema : A importância de Ed. Física para uma vida saudável e Oficinas de Xadrez para exercitar o cérebro. 
Parabéns Prof Sueli e alunos repórteres  do 3° Ano matutino.


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Reunião com os pais - 3° ANO

Prof Juliana e pais de alunos do 3° matutino

Momentos com alunos da Radio Ascendino - 5° ano matutino

Coordenador da Radio Ascendino, Tecnicos da Sec. de Educacão Ideluzia e Andréia e Coordenadora do projeto + Educação no Ascendino - Prof Priscila. 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

OFICINAS DE XADREZ

Horários do xadrez no turno matutino ( Prof. Sueli )
-Quarta-Feira: 9:00 às 10:15 ( 3° e 4° anos)
-Quinta-Feira: 9:45 às 11:15 ( 5° anos )

26° ANIVERSÁRIO HORTO CIDADE SATÉLITE NATAL -RN (07-04-15 )


















quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mensagem de Páscoa da Diretora Teresa e Vice Diretora Adriana ( 01-04-15 )

Páscoa...
É  ser capaz de mudar.
É partilhar a vida na esperança. 
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento. 
É ajudar mais gente a ser gente. 
É viver em constante libertação. 
É crer na vida que vence a morte. 
É dizer sim ao amor e à  vida
É investir na fraternidade. 
É lutar por um mundo melhor. 
É  vivenciar a solidariedade. 
É renascimento, é recomeço.
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos um pouquinho. 
É vermos que hoje... Somos melhores do que fomos ontem.
Deseja Adriana e Teresa especialmente a você,  uma feliz Páscoa,  cheia de Paz , Amor e muita saúde. 

Entrevista da Prof. Priscila , Coordenadora do projeto + Educação à Radio Ascendino (01-04-15)